Carregando...

Notícias

Notícia

Open Finance: BC passa a permitir compartilhamento de dados de crédito rural

Expectativa é que medida possibilite crédito em condições mais favoráveis para produtores rurais

O Banco Central (BC) aprovou uma resolução nesta terça-feira (22) em que passa a permitir o compartilhamento de dados de operações de crédito rural, de maneira parecida com o que já é possível por meio do Open Finance. O processo estará disponível a partir de 2 de maio.

Em nota, o BC apontou que a expectativa é que a ampliação do acesso a essas informações por atores do sistema financeiro, como o mercado de capitais, possibilite o oferecimento de crédito em condições mais favoráveis para os produtores.

“Essas informações poderão ser utilizadas, ainda, por agências de rating, auditorias, certificadoras e outras entidades de propósito semelhante, o que também pode contribuir para ampliar a oferta de crédito ao produtor rural, com a redução dos efeitos provocados pela assimetria de informação”, diz a nota.

Assim como no Open Finance, o compartilhamento só será realizado caso o dono das informações autorize, ou seja, o tomador de crédito. Para autorizar, será necessário ter uma conta nível prata ou ouro no site “gov.br”.

A resolução determina que as informações poderão ser compartilhadas para quatro propósitos específicos:

As informações compartilhadas poderão ser acessadas por um período máximo de 180 dias. Quem receber essa autorização, não poderá compartilhar os dados com outras instituições.