Carregando...

Notícias

Notícia

Aumenta procura dos pequenos negócios por soluções de inovação

Dados obtidos a partir do volume de atendimentos feitos pelo Sebrae mostram que os empreendedores brasileiros estão atentos à necessidade de aumentar sua competitividade

Os donos de pequenos negócios estão cada vez mais procurando inovar nas suas empresas. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos atendimentos realizados pela instituição, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos, em 2021. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019, quando foram atendidas 301,8 mil empresas com esse mesmo objetivo.

“A pandemia mostrou para os empreendedores que inovação não é um tema apenas para as médias e grandes corporações, ou algo restrito ao universo das empresas de base tecnológica. Os microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas também podem inovar”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Ele destaca ainda que inovar vai além da digitalização e que mudanças no processo produtivo ou na gestão, também são formas diferentes de inovação que podem aumentar a competitividade do negócio, reduzir custos e aumentar faturamento. Os serviços mais procurados pelos empreendedores junto ao Sebrae, no ano passado, confirmam a afirmação de Melles. Em 2021, 155,5 mil donos de pequenos negócios procuraram o Sebrae para realizar ações de inovação em marketing e vendas; 118,3 mil buscavam soluções para inovar a gestão da empresa; 67,7 mil para os processos; 55,6 mil para melhorar as finanças; 30,7 mil desejavam lançar novos produtos e serviços e outros 15 mil planejavam realizar a transformação nas suas empresas.

Atendimentos

Em 2021, o Sebrae realizou 17,4 milhões de atendimentos para pessoas físicas que pretendiam abrir um negócio ou donos de micro e pequenas empresas. Esse número representou um crescimento de 46% sobre o total de atendimentos feitos pela instituição em 2020. Já o número de clientes atendidos registrou um incremento de 24% no mesmo período. No ano passado o Sebrae alcançou a marca de 7,8 milhões de empresários ou potenciais empreendedores assistidos.

A intensificação do ambiente digital, verificada desde a chegada da pandemia de Covid-19, também se refletiu nos atendimentos feitos pelo Sebrae. Em 2019, 38% dos atendimentos realizados pela instituição aconteceram por meio de plataformas digitais. Em 2021, essa participação cresceu para aproximadamente 69%. “Além da pandemia ter forçado as empresas a se digitalizarem, ela também provocou uma mudança no sistema Sebrae para permitir que pudéssemos continuar atendendo os donos de pequenos negócios, mesmo com as medidas de lockdown. Digitalizamos os nossos processos, cursos, consultorias e procuramos atualizar semanalmente o nosso portal, seja com o lançamento de novas funcionalidades ou capacitações”, esclarece o presidente do Sebrae. Carlos Melles ressalta ainda que apesar do significativo crescimento do volume de atendimentos e de empreendedores atendidos, a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição continuou sendo bem avaliada pelos usuários. “A nossa avaliação positiva cresceu quase 20% entre o ano passado e 2020”, comentou.

9º Congresso de Inovação

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria realizam nos próximos dias 9 e 10 de março a 9ª edição do Congresso de Inovação da Indústria, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. O evento tem o objetivo de promover debates sobre como criar um mundo mais sustentável, tendo a inovação e a educação como motores de transformação e fazer da agenda de inovação uma estratégia de país.

Esta edição do Congresso vai acontecer em formato híbrido, em São Paulo (SP), devido à pandemia da Covid-19. Com isso, haverá oportunidade para que pessoas em todo o mundo assistam à programação por meio de uma plataforma com capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do evento.