Carregando...

Notícias

Notícia

Assim será o escritório em 2022

O reitor emérito da Columbia University prevê quatro tendências principais que se tornarão comuns nos próximos anos.

Em junho deste ano, cerca de 42% da força de trabalho dos EUA trabalhava em casa em tempo integral – uma experiência que mudou fundamentalmente a visão do país sobre onde e como trabalhamos melhor. Determinar como integrar esses aprendizados em futuras decisões imobiliárias será uma tarefa difícil, especialmente considerando todos os desafios que as equipes de seleção de locais já enfrentam.

“Descobrir quem vai trabalhar em casa e quem vai precisar de espaço de escritório real, quais escritórios podar e quais manter, como serão configurados e compartilhados e precisamente onde devem ser colocados”, escreveu o professor Richard Florida no Harvard Business Review (HBR) no mês passado, “requer mais pensamento estratégico, análise e planejamento do que nunca.”

Mas para onde levarão todos esses planos estratégicos? O que os líderes devem pensar quando se trata de suas carteiras de imóveis? Dado que levará algum tempo para o vencimento dos aluguéis e as mudanças serem feitas, eu me perguntei “quais são as principais tendências que irão moldar os escritórios de 2022?”

A FORÇA DE TRABALHO HÍBRIDA (NÃO REMOTA)

Um importante desenvolvimento recente na América corporativa é a força de trabalho híbrida , pois os funcionários dividem seu tempo entre sua casa e o escritório, em vez de trabalhar apenas em um ou outro. Embora muitos especialistas, inclusive eu, acreditem que uma força de trabalho totalmente remota seja uma estratégia inteligente, pesquisas recentes mostraram que a grande maioria dos funcionários americanos prefere uma abordagem híbrida.

Os líderes, ao que parece, estão ouvindo. Em uma pesquisa da Colliers International com gerentes e tomadores de decisão em quase 80 empresas, 86% disseram que daqui para frente os funcionários trabalharão entre um e quatro dias em casa.

Uma vez que esta força de trabalho híbrida será definida por horários flexíveis e espaços compartilhados, os escritórios de 2022 poderiam ser menores. Uma pesquisa de agosto da KPMG descobriu que 69% dos CEOs estão planejando reduzir o tamanho de seus escritórios. “Em 2025, imagino que teremos um modelo híbrido e seremos mais deliberados sobre quem vem ao escritório”, disse Fran Katsoudas, diretor de pessoal da Cisco. “Pode ser que os trabalhadores venham ao escritório duas a três vezes por semana. A mudança pode fazer a empresa repensar sua pegada imobiliária.”

A Cisco está longe de ser a única empresa a considerar essa mudança. No Google, onde 62% dos funcionários querem trabalhar no escritório “alguns dias”, o CEO Sundar Pichai disse que a empresa “criará mais flexibilidade e mais modelos híbridos”. Na Ford, onde 70% dos funcionários expressaram interesse em uma programação híbrida, Jennifer Kolstad, a diretora de design global da empresa, prometeu “criar um novo cenário de trabalho em algum lugar no meio”.

O ECOSSISTEMA DO LOCAL DE TRABALHO

Em 2022, os escritórios ainda existirão, eles apenas terão um novo propósito. Em vez de serem tomados como garantidos – um lugar onde os funcionários reportam automaticamente todos os dias – eles se tornarão centros corporativos destinados especificamente a estimular a inovação e a conexão. Nas palavras de Dominique Bogdănaș, um associado da Colliers International, o futuro escritório será “projetado para apoiar a colaboração e acelerar a criatividade e o espírito de equipe”.

Dito isso, provavelmente será apenas um destino entre muitos. De acordo com as previsões da imobiliária global Cushman & Wakefield, os escritórios de amanhã “não serão mais um único local, mas um ecossistema. . . para oferecer suporte à flexibilidade, funcionalidade e bem-estar do funcionário. ” A empresa estima que 50% da força de trabalho em breve adotará um ecossistema de local de trabalho composto por escritórios, casas e terceiros locais, como cafés, espaços de coworking e bibliotecas.

A Starbucks, por exemplo, planeja praticar ” hotelaria ” , com os funcionários reservando espaço no escritório apenas quando precisam colaborar com outras pessoas. O interesse em tais estratégias de “espaço de trabalho ágil” cresceu 500% desde o início da pandemia. No próximo ano, enquanto seus funcionários continuam trabalhando remotamente, a gigante do café planeja redesenhar sua sede: isso eliminará a maioria das escrivaninhas privadas, renovando o espaço extra para promover a cooperação e torná-lo mais parecido com uma cafeteria.

DESCENTRALIZAÇÃO

Em 2022, as estratégias por trás da seleção de sites corporativos provavelmente também serão diferentes. Até recentemente, muitos líderes adotaram o que a CBRE Labor Analytics chama de “cada vez maiores”, como em um conjunto limitado de grandes escritórios. Após a pandemia, alguns começaram a questionar essa abordagem, uma vez que a diversidade geográfica pode ajudar a “reduzir o risco de interrupção das operações de negócios” quando ocorrem crises. Em vez disso, muitos líderes agora estão priorizando a descentralização.

Uma ideia popular é o modelo “hub-and-spoke”, que envolve um escritório central em uma área urbana acompanhado por “spokes” em todos os subúrbios. Essa abordagem pode dar à força de trabalho híbrida a flexibilidade que ela exige. Em um exemplo, a REI vendeu recentemente seu novíssimo campus de 400.000 pés quadrados e anunciou planos para abrir vários escritórios na região. “Os eventos dramáticos de 2020 nos desafiaram a reexaminar e repensar. . . onde e como trabalhamos ”, disse o CEO Eric Artz. “Como resultado, nossa nova experiência de ‘sede’ será muito diferente daquela que imaginávamos há mais de quatro anos.”

Como alternativa, alguns líderes estão optando por abrir uma série de escritórios em mercados emergentes. A Amazon, por exemplo, está investindo US $ 1,4 bilhão em escritórios fora de Seattle, incluindo cidades como Dallas, Detroit e Phoenix. O Pinterest pode estar planejando algo semelhante, já que recentemente encerrou o aluguel de 490.000 pés quadrados de espaço para escritórios em San Francisco. “Enquanto analisamos como nosso local de trabalho mudará em um mundo pós-COVID, estamos repensando especificamente onde os futuros funcionários poderiam ficar”, disse o CFO Todd Morgenfeld à CNN . “Uma força de trabalho mais distribuída nos dará a oportunidade de contratar pessoas com uma ampla gama de origens e experiências.”

Na esteira do coronavírus, nem nossa vida pessoal nem nossa vida profissional serão as mesmas. A administração não deve apenas repensar as necessidades de seu escritório para esta nova realidade. Eles também precisam considerar uma série de questões relacionadas, incluindo a segurança, o trânsito de passageiros e as implicações da cadeia de suprimentos de um local de trabalho reconfigurado. Líderes com visão de futuro, portanto, já estão olhando além dos escritórios de hoje e começando a pensar sobre como essas novas perspectivas e tendências transformarão os escritórios de 2022. Como Florida escreveu em HBR, “É hora de líderes ousados ​​romperem as fileiras e estabelecerem novas cabeças de ponte, espalhando seus investimentos mais amplamente e ajudando a construir novos ecossistemas de inovação. ”