Carregando...

Notícias

Notícia

Real deve recuperar valor em 2 anos, afirma economista

Crise dos EUA explica inversão, diz Kenneth Rogoff

Fonte: Folha de S.Paulo

TONI SCIARRETTA
 


O real e as principais moedas emergentes deverão recuperar a recente desvalorização ante o dólar em até dois anos, período em que os mercados ainda poderão continuar instáveis. E a principal razão para isso é que os Estados Unidos passarão por um período longo de crescimento pífio, que poderá levar a maior economia do mundo a uma década perdida, segundo o economista Kenneth Rogoff, professor da Universidade Harvard.
Ex-economista-chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), Rogoff afirmou ontem a uma plateia de mais de 500 pessoas, reunidas no congresso anual da seguradora de crédito Coface, que os EUA passarão por dois anos de recessão -ou estagnação- para depois entrar em um período de até sete anos de crescimento entre 1% e 2% ao ano. "Não há motivo para pânico, mas há uma possibilidade pequena de depressão", disse.
O economista falou em uma escalada no desemprego americano pelos próximos quatro anos, queda nos preços dos imóveis por cinco anos, redução de 70% para 60% da participação do consumo na economia americana, além de forte aumento da divida pública dos EUA.
Com trânsito entre os democratas, Rogoff afirma que o presidente Barack Obama deve iniciar o governo com uma "grande surpresa" para dar um choque nas expectativas dos mercados. Ele disse não saber quais seriam essas medidas, mas afirmou que o novo presidente americano terá uma trégua maior do que os habituais cem dias de governo para conquistar a credibilidade na economia.
"Há muito otimismo com a administração Obama. Todos depositaram suas esperanças e sonhos nele. Até o presidente Hugo Chávez fala que ele será melhor para a Venezuela. Obama vai ter uma lua-de-mel maior [com os mercados], até porque ele precisa de mais tempo. Um ano, talvez", disse.
O economista coloca em dúvida a capacidade de países emergentes, como China e Brasil, de resistirem aos efeitos da desaceleração mundial. Segundo suas previsões, a China terá crescimento entre 5% e 6% neste ano; já o Brasil deve ter expansão de cerca de 2%.

Recuperação em 2010
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou que espera uma recuperação da economia a partir de 2010. Para Trichet, este ano ainda deverá ser "muito difícil" para o mundo.
"O sistema financeiro mundial revelou uma fragilidade excessiva, que é inaceitável. [...] Precisamos de um conjunto de reformas ambiciosas para não deixar que as atuais regras permitam ampliar crises como a atual", disse.
Entre os motivos para acreditar na recuperação, Trichet citou a rapidez com que os bancos centrais e os governos de diversos países tomaram medidas para evitar o aprofundamento da crise, a continuidade de crescimento nos países emergentes, a capacidade das novas tecnologias de acelerar a recuperação, além dos preços baixos do petróleo.